O que é o chakra básico e pra que ele serve?

/, Sem categoria/O que é o chakra básico e pra que ele serve?

O que é o chakra básico e pra que ele serve?

Para entender o que é o Chakra Básico, é importante compreender, primeiro, o que é chakra, não é mesmo? A palavra “chakra” vem do sânscrito e significa “roda”; como são centros responsáveis pela circulação da energia em nosso corpo, podemos considerá-los “rodas de energia”. A função dos chakras é de captar e conduzir a energia. Como verdadeiras rodas, eles giram e buscam a energia da aura e alimentam o corpo físico e o campo energético.

E quantas “rodas de energia” será que temos pelo corpo? Manuscritos hindus antigos denotam que são mais de 80.000 chakras. Alguns mestres espirituais, como Laura Baeta, idealizadora do Luz Diamante, dizem que cada célula do nosso corpo tem um chakra. São muitos centros energéticos a serem equilibrados, já que nosso corpo tem, aproximadamente, 10 trilhões de células, né?

Chakras-e-glandulas-no-corpo

Contudo, muita calma nessa hora, pois existem 7 centros principais, que são maiores e têm funções mais complexas e que, basicamente, “governam” a nossa energia.

Além disso, podemos trabalhar o nosso equilíbrio como um todo a partir deles! Então, que tal entender sobre o primeiro chakra principal, o Chakra Básico? Vem com a gente! Acompanhe este artigo que preparamos para você!

Chakra Básico: quais são suas características?

O “Chakra Básico” é, também, chamado de “Chakra Terra” por sua ligação com esse elemento: ele nos conecta as nossas raízes, ou seja, ao planeta Terra e ao nosso corpo físico, formado pelas estruturas que nos sustentam. Por isso, há também uma relação desse centro energético com os componentes estruturais do nosso corpo: ossos, músculos, coluna vertebral, quadris, pernas e pés. Desse modo, o primeiro chakra nos oferece uma estrutura para vivermos no plano físico. Vamos listar aqui algumas características deste centro energético:

  • Localização: períneo (ponto entre o ânus e os órgãos sexuais);
  • Nome em sânscrito: Muladhara (“mula” significa raiz, e “adhara” significa base);
  • Glândula relacionada: suprarenais – situadas na parte superior dos rins, têm a função de regular o metabolismo de sódio, de potássio, dos carboidratos e fazer o controle hídrico e das reações do corpo humano, como o estresse. Secreta hormônios como adrenalina (ativa o mecanismo de defesa e ataque do organismo, se relacionando, por isso, às emoções de medo e sobrevivência). Na medicina chinesa, o rim e suas glândulas são relacionados à energia vital;
  • Elemento: terra.

Por ser um centro energético, cada chakra tem uma cor, um mantra, uma pedra e um óleo essencial que ajudam a equilibrar sua frequência. Veja os elementos que apoiam o equilíbrio do Muladhara:

  • Cor: vermelho;
  • Mantra: LAM;
  • Pedra: jasper;
  • Óleos essenciais:  vetiver e canela cascas.

Quais aspectos e emoções estão relacionados ao 1º chakra?

Os chakras estão conectados às camadas da aura, portanto, estão ligados ao corpo emocional e interferem na manifestação das nossas emoções. O primeiro chakra nos dá suporte para vivenciar a emoção de medo e as necessidades básicas de sobrevivência.  Assim, o grande propósito deste chakra é  ajudar o Ser a praticar o desapego e a vencer  seus maiores temores.

É comum que pessoas com depressão e  baixa vontade de viver estejam com este chakra em desarmonia. Na prática, podem ocorrer as seguintes manifestações quando há desequilíbrio deste centro energético:

  • Medo de não ser capaz de suprir às necessidades básicas para si mesmo e para seus dependentes: família, filhos, esposa, empregados;
  • Sensação de que o mundo é um lugar perigoso e ameaçador. Distúrbios críticos neste chakra estão relacionados à Síndrome do Pânico. Há medo de que a integridade física, emocional, os direitos humanos e morais sejam comprometidos;
  • É comum que haja um sentimento de profunda insegurança gerada pela sensação de que nenhum lugar é sua casa e de não pertencimento a qualquer  lugar ou grupo;
  • Há insegurança de que metas e objetivos pessoais nunca sejam alcançados;
  • Há medo enorme da solidão e sensação constante de abandono.

Quais os benefícios de seu equilíbrio?

Em equilíbrio, este chakra nos proporciona sentimento de segurança e conexão com a realidade física. A energia vital fica mais alta e disponível e, então, há uma grande disposição para a vida e para o trabalho, e a pessoa passa a ter alta vontade de viver. Uma característica muito especial deste chakra é permitir que a pessoa consiga “materializar sonhos”. Iso vem porque, em equilíbrio, traz a sensação de acolhimento, enraizamento e segurança. Assim, a pessoa sente-se apta a realizar o que deseja. Portanto, é comum que pessoas prósperas e com boa saúde tenham este chakra equilibrado.

Que tal trazer todos esses benefícios para o seu Ser e para sua vida? Conheça o Conexão Divina, um workshop especialmente preparado para você equilibrar seus chakras e expandir a sua consciência!

Entre em contato conosco! Será um prazer receber você! Ligue no 3281-2522!

2016-10-19T20:33:40+00:00 junho 21st, 2016|0 Comentários