O poder dos óleos essenciais: saiba como eles equilibram os aspectos físicos, emocionais e espirituais

//O poder dos óleos essenciais: saiba como eles equilibram os aspectos físicos, emocionais e espirituais

O poder dos óleos essenciais: saiba como eles equilibram os aspectos físicos, emocionais e espirituais

Dores musculares, desconfortos gastrointestinais, sinusite, dor de cabeça, fincadas na coluna: estes são apenas alguns exemplos de males físicos que tiram a gente do sério, não é mesmo? Antes houvesse apenas males físicos…porém, sabemos que a dimensão humana vai muito além de um corpo físico. Há um mundo de emoções que se manifestam em nós. Temos energia correndo em nosso corpo, chakras girando, e, ainda, uma essência muito especial que nos habita, que é a nossa alma. Todos estes aspectos que compõem o nosso SER necessitam de cuidado e atenção.

 

Há muitos desafios externos na vida cotidiana, tais como casa, trabalho e relacionamentos, e também constantes desafios internos, tais como nosso sentimentos e pensamentos, que, como sabemos, interferem no equilíbrio do corpo, da mente, da energia e das emoções. Se apenas um destes aspectos está em desequilíbrio, isso altera o funcionamento da nossa vida e de como nos sentimos. Se estamos com a mente agitada ficamos desconcentrados, e o rendimento nas atividades diárias é alterado. Consequentemente, podem ocorrer sentimentos de frustração, impaciência e incapacidade. O humor muda, a raiva muitas vezes toma conta, e dores musculares ou de estômago, por exemplo, podem aparecer. Este é apenas um exemplo de uma cadeia de acontecimentos que afetam o nosso equilíbrio. Já imaginou quantas outras possibilidades existem?

 

No entanto, tudo neste mundo tem seu lado positivo. E foi por isto que a natureza nos presenteou com os óleos essenciais. Vamos ver como eles nos ajudam a tratar problemas físicos, adquirir estados de tranquilidade, ter controle das emoções, e aumentar nossa conexão espiritual ?

 

Os óleos essenciais e suas principais ações no corpo físico:

 

Um óleo essencial é um conjunto 6768911_origde constituintes químicos produzidos pelo metabolismo da planta aromática da qual ele foi retirado. Um único óleo essencial pode ter até 450 constituintes químicos terapeuticamente eficazes. Portanto, os óleos essenciais podem ter efeitos benéficos nos mais diversos tipos de doenças: ansiedade, estresse, insônia, acne, dermatite, psoríase, manchas de pele, inflamações, infecções e até mesmo diminuir efeitos colaterais de medicamentos quimioterápicos.

 

Os óleos essenciais atuam nos mais diversos sistemas do corpo, da cabeça aos pés, nos ajudam a combater infecções, a prevenir doenças e desequilíbrios, estimulando o sistema imunológico (sistema de defesa do corpo), e atuam como cicatrizantes, anti-inflamatórios, aliviam dores, reequilibram o sistema hormonal e muito mais! Veja só alguns exemplos:

 

  • Óleo essencial de Tea Tree: é imunoestimulante, antimicrobial, combate infecções bacterianas, gripes e viroses
  • O óleo essencial Sangue de Dragão: é um potente cicatrizante e estimula a formação de colágeno
  • Óleo essencial de Vetiver: possui ação anti-inflamatória, sendo útil em casos de reumatismo e artrite, diminuindo dores.
  • Óleo essencial de Limão Siciliano: é desintoxicante e protege o fígado
  • Óleo essencial de eucalipto: possui ação expectorante, limpa o pulmão de secreções, auxilia no tratamento de asma, bronquite, enfisema e sinusite

 

Equilíbrio para o sistema nervoso e as emoções

Os óleos essenciais atuam também diretamente no sistema nervoso, principalmente no sistema límbico (sistema responsável pelas emoções). As moléculas dos óleos essenciais são muito pequenas, e conseguem atravessar a barreira hematoencefálica (estrutura de permeabilidade altamente seletiva que protege o sistema nervoso central). Assim, conseguem auxiliar nas mais diversas situações:

 

  • Alecrim: induz o aumento de ondas beta no cérebro, aumentando o foco e a concentração
  • Lavanda: diminui o estresse, melhora a insônia e reduz a ansiedade
  • Lavandim: tem efeitos similares à lavanda, e ainda ajuda a reduzir a impaciência
  • Bergamota, Laranja e Mandarina: são estimulantes da alegria, afastam estados de melancolia, e ajudam no tratamento da depressão

Quer conhecer mais sobre aromaterapia na Saúde? Conheça o curso com Fabian Laszlo.

Óleos essenciais que expandem o espírito, equilibram a energia e elevam a nossa alma

 

Os óleos essenciais têm uma atuação além do corpo físico. Eles podem ajudar a equilibrar os chakras, e também auxiliar na introspecção, e  facilitar a meditação. Ao equilibrarmos os chakras. as emoções também se equilibram, já que os chakras estão relacionados às emoções. Além do mais, ao passarmos por um processo de meditação, nossa alma se eleva, pois nos conectamos à nossa verdadeira essência:

  • Óleos essenciais de Olíbano, Breu Preto e Breu Branco: aumentam a introspecção e ajudam na meditação, elevam o contato com o lado espiritual, São purificadores energéticos.
  • Óleos essenciais de canela, cascas e vetiver: equilibram e nutrem o chakra básico
  • Óleos essenciais de tangerina e ylang ylang: equilibram e nutrem o chakra sexual
  • Óleos essenciais de gengibre e anis estrelado: equilibram e nutrem o chakra do plexo solar
  • Óleos essenciais de gerânio, rosa e pau rosa: equilibram e nutrem o chakra cardíaco
  • Óleos essenciais de alecrim e hortelã-pimenta: equilibram e nutrem o chakra laríngeo
  • Óleos essenciais de olíbano e mirra: equilibram e nutrem o chakra frontal
  • Óleos essenciais de lavanda e breu branco: equilibram e nutrem o chakra coronário

 

Então, seja qual for a necessidade e em qual aspecto você precise de atenção, os óleos essenciais podem ajudar! 

Quer conhecer mais sobre aromaterapia na Saúde? Conheça o curso com Fabian Laszlo.

Gostou? Tem alguma dúvida? Então deixe seu comentário pra gente!

2016-10-19T20:33:40+00:00 Abril 29th, 2016|0 Comentários